Sistemas de Informação em Saúde

Fonte: epha.org

Intimamente ligados com a e-Saúde, os sistemas de informação em saúde são aqui entendidos como ferramentas para as autoridades e profissionais de saúde, como por exemplo sistemas de saúde personalizados para os utentes, tais como, o registo eletrónico dos utentes, a telemedicina, e todo um conjunto de instrumentos de base tecnológica desenhadas para a prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, monitorização e gestão da saúde do utente.

São sistemas formais e tecnológicos utilizados (ou a utilizar), em contexto institucional na área da saúde, para fins de prestação de cuidados de saúde, para fins administrativos ou de gestão, tanto em hospitais, públicos e privados, como em clínicas, consultórios, farmácias, prestadores de serviços relacionados com exames auxiliares de diagnóstico, serviços de enfermagem e de terapias de apoio aos tratamentos, entre outros não descritos. O utente pode, ou não, ser um dos utilizadores desses sistemas.

 

A produção de informação fiável e atualizada sobre saúde é um elemento determinante para o desenvolvimento e fortalecimento dos sistemas de saúde, devendo esta estar disponível aos profissionais de saúde globalmente (Haux, 2006). Tendo recursos limitados e enfrentando uma procura crescente, as instituições de saúde devem estar capacitadas de sistemas de informação que respondam às emergências que se colocam.

A Relação entre TIC, Utentes,

Profissionais e Redes Tecnológicas de Gestão de Informação em Saúde

Investigação:                 

Apoio:

CIES/ ISCTE

Edifício ISCTE

Avenida das Forças Armadas

1649 - 026 Lisboa

PORTUGAL 

Contactos:

Tel: +351 217 903 077

       +351 217 941 404

Fax:+351 217 940 074

 

e-mail: cies@iscte.pt